Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

"Gordas não engravidam queridinha!"

"Gordas não engravidam queridinha!"


Foi o que eu ouvi de uma certa ginecologista a exatos 11 meses atrás de um grupo de planos de saúde bem conceituados no Rio de Janeiro.
E depois de 11 anos tentando e tentando, você meio que acredita em tudo que falam pra você.
Ai, imaginem vocês a surpresa quando eu vi subir a segunda lista?

E foi assim que começou a minha história de amor :)



Em várias consultas, ano pós ano, médico pós médico, você procura respostas e explicações do por que não engravidou, mesmo sendo tentante.
Você começa a achar que não é sua hora, ou que seu corpo não está preparado.
E médico pós médico dão a mesma solução: EMAGREÇA ( Quero deixar claro, que cada caso é um caso, emagreça se possível sim, você engordará na gravidez, então se puder perder 5, 10 quilos, já fará uma enorme diferença).
Um deles chegou a me orientar fazer uma bariátrica para que eu emagrecesse e engravidasse.

Certo, uma gestação de uma mulher magra e uma mulher obesa são bem diferentes. Eu já trabalhei em maternidade, acredite, eu sei como as meninas ficavam após um parto. E como certos médicos carniceiros tratavam uma gestante obesa. E pior, que TODOS eles vem com o tal preconceito velado. Eu sei tudo isso. Conheço todos os riscos melhor do que ninguém. Convivi com isso muitos anos.

Só que ser mãe é e sempre foi meu sonho... Eu sempre quis ter filhos, uma família. Sempre me senti preparada pra isso ( embora hoje, sei que nada sei).

E é muito triste uma médica chegar pra você após seus exames de preventivo falar: Olha meu amor, ser mãe pra você é complicado, você já pensou em adoção? Afinal, mulheres gordas normalmente não engravidam, e é difícil, por que engordam mais ainda, o parto é complicado, você pode até morrer. ( Não acaba por ai), Você precisaria emagrecer uns 50 quilos, e fazer uma pequena operação para virar o seu útero ( Além de tudo, segundo ela, eu sou portadora de útero invertido), e ai sim, poderíamos tentar uma gravidez.

Só uma observação. Eu fui nessa médica, por causa das minhas crises de TPM, queria tomar aquele anticonpecional direto e não menstruar mais.
Inclusive, ela cortou meu anticoncepcional, por que sou hipertensa. E ela me mandou a um endocrinologista para que ele me passasse algo pra controlar minha TPM. Ele me passou um antidepressivo, um calmante, e um remédio pra emagrecer... ( Mas que caralho...).

Ai vocês imaginem como eu me senti? Eu me senti um lixo, eu me senti um nada. Tudo que eu sempre quis foi gerar uma vida, cuidar de uma vida... Ter meu coração do lado de fora sabe... Me sinto capaz pra isso, sempre senti.

E a coisa piora, quando você conta a amigos, e eles respondem ... " Deus sabe o que faz".
Oi? Como assim? Deus acha aquela mulher que vai pro bar e deixa o filho trancado, sozinho dentro de casa mais capaz que eu? Como assim?

E ai, você entra em grupos, conversa, desabafa... E conhece pessoas ( Adivinha?) MAGRAS que passam pelo mesmo problema que você. Que são tentantes a 10 anos, 15 anos...
Eu entrei em grupos de adoção... Estava me programando pra isso.

Minha menstruação sempre foi irregular, então eu não ligava para atrasos, pra mim são normais. E por conta dessa irregularidade e de um médico que acha que todos os meus problemas se resumem a emagrecer eu procurei a médica mais foda que eu conheço: Minha avó!
Explicando pra ela a situação da minha menstruação, ela veio com aquele velho discurso "... Por que no meu tempo, tinha uma garrafada, chá de rosa branca....". Mas no fim, ela me mandou comprar saúde das mulheres para regular meu ciclo.
Eu comprei dois vidros ( O treco ruim de encontrar), e lá fui eu tomar...



Tomei o primeiro vidro no ciclo de janeiro/2015, durante o período de menstruação, fevereiro não veio, e nasceu a pontinha de esperança. E vamos de teste de farmácia ( negativo), e outro ( negativo) e beta ( negativo) e finalmente desceu em março.

Uma coisa aconteceu em janeiro também...
Minha irmã descobriu a gravidez dela. Nossa, foi ai que eu virei um trapo de pano. Muito feliz por ela. Mas foi a morte pra mim... Como eu queria, como eu pedi... Como eu chorei no colo do meu marido. Me senti um lixo, uma ninguém, uma árvore seca, pessoa ruim, que não tinha nem a capacidade de gerar um filho. E eu fui aceitando aos poucos a minha condição de "madrinha", mãe emprestada do filho dos outros, e fui curtindo a gravidez dela.

E em fevereiro, quando eu obtive meu negativo ( Tive esperanças por que plantaram em mim... Um filho puxa outro, todo mundo dizia), eu fiquei pior. E aboli de uma vez por todas as minhas esperanças.

Comecei a fazer muay thay. Comprei vários moveis enormes pro meu quarto, planejei viagens, cursos. Queria tirar aquilo da minha cabeça, e dar razão ao que sempre me disseram a vida toda. Até dieta eu comecei....

E foi no dia 15 de maio que eu acordei super mal ( Estava me sentindo mal a tempos, só que eu achava que era gastrite ou gordura no figado, inclusive no final desse mesmo mês iria fazer um plano de saúde para cuidar, " por que os exames são caros") e algumas meninas me falavam " faz o teste", eu não queria. Não tinha esperanças nenhuma. Aboli aquela ideia de mim.

Mas depois de tanto falarem,  pedi ao meu marido, que me trouxesse um teste de farmácia, por que o ultimo que eu fiz, desceu em seguida,e  eu não aguentava mais dores nos seios.
Ele trouxe no retorno da auto escola. Me entregou, as 16:00 hrs. E saiu pra comprar pão.

Eu nem esperei o outro dia. Fiz xixi no potinho, coloquei a fitinha, e fui lavar a mão. Olhei, uma faixa, " normal, agora é só jogar fora, pensei". Quando eu vi a segunda faixa subir... Eu tremi dos pés a cabeça. Eu não sabia se eu chorava, se eu sorria, eu fiquei em estado de choque!
"Oi? Segunda faixa? Calma ai, esse teste tá com defeito"
Eu me tremia, achei que ia desmaiar no banheiro. Peguei o teste na mão e fiquei pensando... "Meu Deus e agora, eu conto, não conto? O que eu faço". Parecia que tinha engravidado de um homem casado sabe, ou pior, de um bandido, do Lula, sei la.
Mas eu morri de medo.

E fui a sala, minha mãe e avó estavam vendo novela. Quando eu sentei do lado da minha mãe e entreguei o exame. E comecei a chorar, muito. E ela. Ué, você tá grávida? Grande coisa...". A reação da minha avó foi assim "Eu sabia, você esta muito barriguda, com essa pança enorme!" E em seguida minha mãe... " Você não podia engravidar, não tem o útero invertido"?

Mas confesso, que no grupo de tentantes, eu fiquei incrédula, busquei falsos negativos. E mesmo depois de um beta positivo, eu não acreditava... E mesmo depois de uma ultra, eu não acreditava naquele pontinho piscando... Eu continuava em choque!



E ai, desse jeito... começou a minha história de amor.
Agora, eu me sinto mãe.
E eu sei que será muito, muito difícil. Que não será a melhor das gestações, ou será a melhor delas.
Eu sinceramente não sei.
Sei que Deus me concedeu a oportunidade de sentir esse milagre em mim... depois de 11 anos tentando ( 8 com meu primeiro marido, e os dois últimos com meu atual marido). E ah, o médico que fez a primeira ultra, disse que meu útero não está invertido viu.


E ai, eu resolvi criar esse blog. Vai ser um relato. Um relato da minha gestação. Para que mulheres obesas como eu ( Não to falando de manequim 46, tô falando de manequim 56) saibam como é ser uma gestante obesa. Lembrando que uma gestação nunca será igual a outra.

Mas serve pra você que pensa que apenas uma bariátrica pode resolver seu problema.
Serve para que você saiba, e entre nessa vibe comigo. Saiba, você é perfeitamente normal.

Você é completamente capaz de viver como qualquer outra pessoa.



19 comentários:

  1. Ohhh...voce me fez chorar
    Muito feliz por voce,passei por isso e consegui tbm,Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vou, e em alguns anos teremos vááários bebes lindos por ai!
      Só pra sociedade morrer de inveja!

      Excluir
  2. É, vc conseguiu me fazer chorar tb!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha encontrar seu blog. Me identifiquei com cada palavra escrita. É muito bom ouvir de outra pessoa com a mesma condição que a sua as reais expectativas, medos e conquistas dessa nossa fase da vida. Estou de 18 semanas e 147kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E carol, nós teremos bebes maravilhosos. E pior ( para a sociedade), eles vão ser lindos, fofos, perfeitos, e nós vamos cria los por muito tempo!
      E como seremos felizes!

      Excluir
    2. E carol, nós teremos bebes maravilhosos. E pior ( para a sociedade), eles vão ser lindos, fofos, perfeitos, e nós vamos cria los por muito tempo!
      E como seremos felizes!

      Excluir
  4. Hoje tive a notícia que estou grávida . Sou portuguesa 98 Kilos, mãe de um menino de 2 anos e meio e de outro com desasseis meses. Estava a fazer os exames finais para cirurgia bariatrica para final de setembro. Além da obesidade tenho apneia do sono gravíssima e não me adapto ao cpap. Esta era a minha ultima esperança depois de tanto lutar com a seguradora para liberar a cirurgia. Estou feliz pelo bebê pois desejo voltar a ser mãe. Mas sinto me incapaz de enfrentar tudo novamente. Se com menos peso sofri tanto naquele que pensei ser o meu limite quanto mais agora. Dietas na gestação que não deram em nada. Dores no corpo todo . Quase imobilizada é completamente invalida no final da gravidez
    Por não me poder mexer... No dia do meu segundo parto o médico que lá estava pegou no livro de grávida e disse: 95 Kilos no primeiro parto, 100 no segundo a caminho dos 200 no terceiro... Essa frase ficou no meu íntimo e parece -me hoje uma profecia... Estou desolada. Desempregada, a cuidar os meus filhos e sogra com cancro, casa a cair de velha com ratos e a meter água ... Meu marido lembrou se de trazer para casa um cachorro bebê que só faz porcaria, barulho e asneira. E quando via esperança ao fundo do túnel tudo desabou... Só penso em cometer loucuras... Alguém que me ajude..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua ajuda está mais próxima que parece...
      Junte seus joelhos, e ore a Deus... Ele sempre nos dá a força que precisamos.
      Lembre se sempre, se Deus lhe deu filhos, é por que pode cuidar deles.
      Como digo sempre, cada caso, é um caso... Nunca abandone a sua saúde e o seu bem estar.. Conte com amigos, família... Tudo. E principalmente Deus.
      A uns anos atrás eu aprendi a aceita lo, depois de passar por um episódio não muito bom.
      Então Elsa, se apegue a ele, mas nunca, nunca desista de você. Tenho certeza que você é uma mulher forte, guerreira... E por favor, me procure no facebook. Adoraria conversar com você... Colocar todo esse sentimento pra fora, extravazar... Não guarda não... Procure me, vamos conversar...

      Excluir
    2. Aline preciso tanto me sentir mais segura, trocar experiências se tiverem um grupo no zap me add 074-98822-9402. Me chamo Marianne moro na bahia

      Excluir
  5. Nossa... Conseguiu me fazer chorar!
    É impressionante como sua história é muito parecida com a minha, até a reação ao ver o positivo rsrs.
    Eu descobri agora pouco, estou com duas semanas, e se Deus quiser tudo dará certo p todas nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre dá Neves... A única coisa que não podemos fazer é abandonar a nossa vontade!!! Se Deus nos deu filhos, sinal que chegou a nossa hora, e que somos capazes...
      Nunca abandone a sua saúde... E tenha certeza, Deus tem um plano perfeito para cada um de nós!

      Excluir
  6. Meu deus ate que enfim achei alguem realmente na mesma situacao que a minha, engravidei querendo muito, porem com 117 kilos estou com medo, na verdade apavorada, gostaria de saber como foi sua gestação, ´parto? por favor se puder me responda?????

    ResponderExcluir
  7. Nossa, acabei de chega da minha GO agora chorando , pois ouvi a msm coisa vc tem que imagracer vc ta obesa não vai engravida. Vou procura sobre o assunto na NET e me reparo com esse lindo texto , ae que chorei msm que texto lindo parabéns. É difícil vc quere tanto uma coisa e não conseguir né e sempre ouvi a msm coisa imagrece que vc consegui , vc ta enorme. :(
    Sonho em ser mãe , já fiz vários exames tudo esta certo , não tenho tireóide meus ovários estão normal tudo certo.. Mas o meu positivo a 7 anos tentando nunca consegui... Mas agora depois de ter lido sua história aee que vou tenta mas e mas a cada dia , pk o meu positivo tbm esta por vim...

    ResponderExcluir
  8. Chorando muito aqui, tbm fui em médicos que me disseram que nunca seria mãe por ser obesa, e estou a quase dois meses atrasados, Com uma ansiedade é medo de novamente dar negativo (mais medo de todos os comentários que posso morrer e blá blá blá) mais obg pelo seu blog me modificou completamente

    ResponderExcluir
  9. Nossa que massa, vcs tem algum grupo de zap? Se tiver me add 074-98822-9402
    Eu tenho um filho de 6anos estou pesando quase 130 tive hemorragia de dezembro a Janeiro todo. Fiz o tratamento com anticoncepcional e anti hemorragico aí normalizou, fevereiro desceu normal, masrço so sangrou um dia, em abril fiz um beta e deu negativo, de farmácia tbm, aí desisti mas ateh agora não desceu e fico pensando nesse monte de coisa, minha barriga tá inchada, tive períodos de enjôos mas já passou, agora só c muito sono e muita fome.. e sentindo uns movimentos na barriga internos.

    ResponderExcluir
  10. Ah me chamo Marianne se tiverem grupo de zap me add 074-98822-9402

    ResponderExcluir
  11. Ah me chamo Marianne se tiverem grupo de zap me add 074-98822-9402

    ResponderExcluir
  12. Tenho 38anos 96,600k e depois de 12 anos estou grávida.Acreditava que jamais seria mãe mas hoje ja estou com 4meses e 101k e a cada dia agradeço a Deus e peço a ele que traga essa criança com muita saúde para o mru colo.

    ResponderExcluir